NÚMERO 1

v.1, n.1 2021

OUTUBRO – 2021

O lançamento do número 1 (n. 1) da REDE aconteceu durante o evento Londrina Mais Superação, realizado entre os dias 25 e 29 de outubro. Consideramos o número 1 um marco histórico, pois retrata momentos importantes, que marcaram a trajetória da rede, como a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Educação, que é a ‘Casa da Educação’.

A escolha pelo nome “REDE” deu-se a partir da ideia de conexão, em que se pretende criar um vínculo com os leitores e, ao mesmo tempo, apresentar para todos a diversidade e a identidade das unidades escolares.

No primeiro número, os interessados encontram um texto que aborda a história da Secretaria de Educação e sua nova sede; outro sobre os 90 anos da Escola Municipal Padre Anchieta, localizada no distrito de Heimtal; e um perfil e entrevista com a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes. Também há artigos sobre o processo educativo das crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Dom Albano Cavallin; a Mediação de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDICs, relacionadas a temas transversais; das hortas escolares; terapia com cães e gatos no contexto escolar; e o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas salas de recursos multifuncionais, entre outros assuntos.

ARTIGOS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA 1

AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM CLIQUE NAS POSSIBILIDADES

Regina Aparecida de Oliveira
Eliane Sborgi Lovo

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte sobre a experiência de avaliação no período de pandemia, provocada pela Covid-19, com foco no componente curricular de Matemática. Esta ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, município localizado ao norte do estado do Paraná. Durante o período de aulas remotas, compreendido entre 2020 e 2021, as oitenta e oito unidades escolares de Ensino Fundamental I se depararam com diversos desafios, dentre eles a reorganização do ensino e do processo de avaliação para possibilitar aos estudantes a continuidade da aprendizagem. As perguntas que mobilizaram esta produção se remetem ao como avaliar e sistematizar, em tempos de aulas remotas e de ensino combinado, as aprendizagens dos estudantes e como reorganizar o ensino a partir dos resultados dessas avaliações. A experiência de avaliação da aprendizagem descrita aqui foi desenvolvida durante a pandemia como prática que orientou o ensino, acolheu, respeitou as diferenças e observou o estudante na sua integralidade.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA 2

A HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Jacqueline Oliveira Jovanovich
Marta Regina Furlan de Oliveira

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a instituição escolar como um ambiente promotor de acesso ao espaço natural e por meio da horta escolar possibilitar às crianças da Educação Infantil, descobrir e aprender os valores relacionados à educação ambiental e respeito com as áreas verdes. Esta discussão se justifica, considerando a constante urbanização das cidades que tem diminuído cada vez mais os espaços naturais, levando a criança a ter menos oportunidades de conviver com esse ambiente de maneira interativa. Diante da atual situação, a Educação Infantil que atende crianças de até 5 (cinco) anos, tem um papel fundamental na promoção do contato da criança com a natureza, principalmente, por conta do tempo amplo que a mesma fica na escola. A metodologia é um estudo bibliográfico e relato de experiência do trabalho pedagógico docente com crianças de 3 anos de um centro de Educação Infantil público no município de Londrina, Paraná. Como resultado, a horta na escola despertou nas crianças uma relação de respeito, sensibilidade e valorização da educação ambiental.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA 3

REESCRITA TEXTUAL: ESTRATÉGIA DE APERFEIÇOAMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA

Valdir Roque de Lima

RESUMO
A presente pesquisa está sendo desenvolvida no programa de Mestrado Profissional, do programa ProfLetras, ministrado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com proposta de intervenção aplicada junto à E. M. Noêmia Alaver Garcia Malanga, na cidade de Londrina, com estudantes do 5º ano, objetivando promover junto a esses alunos a prática de produção textual enquanto processo, através da mediação de um(a) professor(a), seguindo as etapas básicas de elaboração escrita: planejamento, produção, correção, revisão e reescrita. Deixando assim, de fixarem-se no texto apenas como produto; conhecendo os caminhos da produção textual, reconhecendo para quem escreve e para que escreve. O desenvolvimento da pesquisa segue pressupostos teóricos de Possenti (2005 – 2008), Augustini (2019), Geraldi (2011), Preste (2001) e Bakhtin (2010). Teremos também a oportunidade de identificar a importância da mediação docente, do planejamento até a reescrita; assim como suas contribuições na forma mais adequada ao texto do aluno, para realizar a revisão: cortar, substituir, acrescentar e inverter partes do texto.